31 de março de 2011

ALFÂNDEGA GASTRONÓMICA

Showcooking com Chef Jorge Vaz apresenta inovação em gelado de chouriço doce

Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Alfândega da Fé desenvolveu uma iniciativa que visa potenciar a gastronomia da região à base de amêndoa. Em plena época das Amendoeiras em Flor, a amêndoa foi o principal elemento do Showcooking ministrado pelo conceituado Chef Jorge Vaz. Para além de diversos pratos e sobremesas, o também consultor gastronómico e formador da Escola de Hotelaria do Turismo de Portugal, apresentou uma inovação desenvolvida, especialmente, para o concelho de Alfândega. No Mercadinho Flor da Amêndoa, o gelado de chouriço doce foi confeccionado sob o olhar atento de dezenas de curiosos e interessados. Trata-se de um enchido típico transmontano, que resulta da mistura de pão, sangue de porco, mel e amêndoa e que é, habitualmente, consumido à sobremesa.
O Mercadinho assume-se, assim, e cada vez mais, como um espaço de promoção, venda e degustação de produtos locais, que, desde há dois anos, recebe as centenas de turistas que, nesta altura, aproveitam para visitar a região.
“Temos cada vez mais amendoeiras e, nesta época, elas entram em flor e isso é um cartaz turístico muito importante. Temos aqui centenas de visitantes, dezenas de autocarros, todos os fins-de-semana, que nos visitam para ver as amendoeiras em flor. Por essa razão é que nós resolvemos fazer aqui o Mercadinho da Flor da Amêndoa”, promoveu a edil alfandeguense, Berta Nunes. “E, hoje, temos aqui o chefe Jorge que está a fazer toda uma ementa com base nos produtos locais como o mel, o queijo, o azeite e a amêndoa”, continuou. A autarquia espera, desta forma, contribuir para que os munícipes apostem na confecção de pratos à base de produtos típicos regionais, valorizando-os e fazendo da gastronomia um factor de atractividade turística. “Além de vendermos os produtos, estamos aqui a mostrar como é que estes produtos podem ser valorizados na gastronomia”, sublinhou a presidente de câmara, Berta Nunes, num dia bem propício à realização do Mercadinho, dado o tempo primaveril.
Mais que a divulgação dos produtos regionais, cuja importância concelhia é ponto assente, os populares e visitantes tiveram, ainda, direito a música. Aos fins-de-semana, grupos de cantares e danças das várias freguesias têm vindo a Alfândega da Fé animar as hostes.


"PASTA DE AMÊNDOA" É OFICIAL
No fim-de-semana seguinte, decorreu o lançamento de um novo produto em Alfândega da Fé. Trata-se de uma Pasta de Amêndoa que a autarquia alfandeguense pretende estrear no mercado com o nome “Terras de Alfândega”. Esta última criação foi apresentada ao público no dia 27 de Março, a quem se deu a oportunidade de degustar a nova confecção. Tudo aconteceu por volta das 16:30 horas, mais uma vez, no Mercadinho Flor de Amêndoa. Com o impulsionamento deste produto, deram-se por encerradas as festividades relacionadas com a amêndoa no concelho alfandeguense.

Sem comentários:

Enviar um comentário