30 de março de 2011

AMIGOS DO POVO NORDESTINO

“O Povo do Nordeste III – Amigos” é o mais recente livro editado pela autarquia alfandeguense

Um conjunto de contos da autoria de Amélia Ferreira Pinto foi compilado na obra literária “O Povo do Nordeste III – Amigos”. Editado pela Câmara Municipal de Alfândega da Fé (CMAF), o livro foi apresentada no passado dia 7 na Biblioteca Municipal. As suas páginas descrevem muitas das vivências da própria autora, denotando um sabor algo autobiográfico. “Tenho-me limitado a reproduzir, creio que sem grandes alterações – e o mais autenticamente possível – vivências de parte da minha infância e da minha juventude passadas junto do povo a que estou ligada pelos meus antepassados, pelas minhas raízes, cujos vínculos estão ainda bem patentes na minha maneira de ser e de agir”, assim escreve Amélia Ferreira Pinto na introdução deste Povo do Nordeste III.
A autora, com raízes em Alfândega da Fé, já viu vários dos seus livros publicados, sendo que, alguns, foram-no pela CMAF. No prefácio deste último trabalho, Eudínio de Jesus, professor aposentado da Faculdade de Letras de Lisboa, descreve a escritora portuguesa: “nascida no Brasil, com raízes familiares e adolescência em Trás-os-Montes, formação universitária em Coimbra e carreira docente posterior em Lisboa, onde passou a viver e tem vivido até hoje, apenas com uma temporária ausência (de dezoito anos) em Angola. Além de filóloga, por formação académica, é também etnóloga e contista: etnóloga, por intuição e gosto, e contista, por vocação literária e talvez também, digamos, por saudade. Tudo isto convergindo de forma marcante nas suas ficções literárias.” Amélia Ferreira Pinto aproveita, assim, enquanto autora, para elogiar as gentes que tão bem conhece e a terra que a viu crescer e por quem sente um apreço de reconhecimento.


Sem comentários:

Enviar um comentário