31 de março de 2011

GOVERNO QUESTIONADO

“Os Verdes” entregaram na Assembleia da República duas perguntas sobre a Linha Ferroviária do Corgo

O deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República duas perguntas em que questiona o Governo, através do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, sobre a Linha Ferroviária do Corgo. Os Verdes pretendem saber a calendarização prevista para a execução da segunda fase das obras e também o custo mensal que a Comboios de Portugal (CP) terá com a implementação dos transportes alternativos.
Isto porque a Assembleia Municipal de Vila Real aprovou, no final do ano passado, uma Moção a favor da reactivação da linha ferroviária do Corgo. Esta Moção veio no seguimento da promessa feita pelo Governo, no ano de 2009, em que se comprometia requalificar a linha até Setembro de 2010. Nesse mesmo ano, foram realizadas as primeiras fases dos trabalhos, na íntegra, nas linhas do Corgo e Tâmega com as empreitadas de levantamento da super estrutura de via e reperfilamento da plataforma.
A linha foi encerrada por motivos de segurança, mas o Grupo Parlamentar defende que a linha do Corgo, para além da sua importância na mobilidade das populações, tem uma grande procura turística. Outro factor prende-se com os transportes rodoviários alternativos. “Os Verdes” advogam, agora, que as populações estão menos seguras em virtude das estradas serem muito sinuosas e o clima aumentar essa perigosidade.
No seu comunicado, pode ler-se: “A modernização de um País passa por um serviço público de qualidade e o transporte ferroviário deve ser encarado como um instrumento de combate ao isolamento, a desertificação do interior e potenciador da economia”.


Sem comentários:

Enviar um comentário